Morte de dois negros pela polícia causa onda de indignação nos EUA
07-07-2016 - 21:51

Presidente já reagiu através de uma mensagem nas redes sociais. Barack Obama e a mulher Michelle partilham “a raiva, frustração e dor” que muitos norte-americanos sentem neste momento.

A morte de dois homens negros em dois dias às mãos da polícia está a causar uma onda de indignação nos Estados Unidos, depois de os vídeos terem sido tornados públicos.

Philandro Castile, de 32 anos, foi abatido dentro do seu carro por um agente durante uma rotineira operação de trânsito, na quarta-feira, no estado do Minnesota.

A polícia mandou parar a viatura, aparentemente devido a um farol partido, e disparou quando Castile terá metido a mão ao bolso para tirar a carteira.

A namorada da vítima Diamond Reynolds, que seguia no banco do pendura, filmou os momentos que se seguiram e divulgou as imagens nas redes sociais.

O vídeo mostra Philandro Castile com um ferimento de bala, a agonizar, enquanto a namorada vai descrevendo o que se passou e um polícia aponta uma arma ao casal. No banco de trás encontrava-se a filha do casal, de quatro anos.

O agente que disparou sobre Philandro Castile foi esta quinta-feira suspenso de funções, enquanto decorrem as investigações.

O governador do Minnesota já pediu que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos investigue o caso. “Este tipo de comportamento é inaceitável”, declarou Mark Dayton, que não acredita que a polícia tivesse o mesmo comportamento se se tratasse de um homem branco.

A morte de Philandro Castile aconteceu um dia depois de outro homem negro ter sido abatido pela polícia, em Baton Rouge, no Louisiana.

Alton Sterling, de 37 anos, foi morto durante uma altercação com dois polícias brancos.

O Presidente norte-americano já reagiu através de uma mensagem nas redes sociais. Barack Obama e a mulher Michelle partilham “a raiva, frustração e dor” que muitos norte-americanos sentem neste momento.

“Todos os americanos devem estar profundamente preocupados com os tiroteios fatais. Vimos estas tragédias vezes demais e os nossos corações estão com as famílias e as comunidades que sofreram perdas tão dolorosas”, declarou Obama.