Os preços dos combustíveis vão seguir direções opostas na próxima semana. O preço do litro de gasóleo deve ficar meio cêntimo mais caro e o litro da gasolina deverá descer meio cêntimo.
De acordo com as previsões divulgadas pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o preço médio do gasóleo simples deverá fixar-se nos 1,555 euros por litro enquanto o da gasolina simples 95 deverá baixar para 1,640 euros.
Apesar destas previsões, convém confirmar sempre o preço nas bombas uma vez os preços dependem de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.
Mesmo dentro da mesma rede de abastecimento, os preços podem ser muito diferentes de localização para localização.
As previsões são feitas com base nos descontos aplicados pelas gasolineiras e na manutenção das medidas extraordinárias de redução fiscal aplicadas pelo Governo, para mitigar o aumento dos preços.
De acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) o preço médio do litro de gasolina em Portugal custava na passada quinta-feira (11 de janeiro) 1,645 euros enquanto o do gasóleo valia 1,55 euros.
“Face a 1 de outubro, os preços atuais refletem uma redução de 20,7 cêntimos na gasolina e de 22,7 cêntimos no gasóleo”, assinala o Automóvel Club de Portugal.