O novo Aeroporto Internacional Agostinho Neto vai ser inaugurado esta sexta-feira, em Luanda, num investimento global de 2,5 mil milhões de euros que começou a ser projetado há 26 anos.
A nova infraestrutura terá uma capacidade para acolher 15 milhões de passageiros por ano, mas os voos para passageiros só começarão no primeiro trimestre do próximo ano.
Destes 15 milhões, o Ministério dos Transportes angolano estima que 10 milhões sejam passageiros internacionais.
Até lá, e numa primeira fase, o novo aeroporto que servirá a capital de Angola só vai receber voos comerciais, com uma previsão que sejam transportadas 130 mil toneladas de mercadoria por ano.
O Aeroporto Internacional Agostinho Neto fica a cerca de 40 quilómetros do centro de Luanda e encontra-se numa área de 75 quilómetros quadrados que inclui uma cidade aeroportuária e duas pistas para receber os maiores aviões comerciais - o Boeing 747 e o Airbus 380.
O projeto começou a ser pensado há 26 anos, após um estudo do Banco Mundial que apontava para a necessidade de um novo aeroporto em Angola.
Em 2005, um estudo de viabilidade feito pela norte-americana Penkins & Will teve ‘luz verde’ e, no ano seguinte, o governo angolano reservou os terrenos destinados à construção do aeroporto.
As obras ficaram a cargo de um consórcio chinês, a Commercial Aircraft Company, que tiveram início em 2013 e duraram dez anos.
E Portugal?
Portugal discute a necessidade de um novo aeroporto para Lisboa há mais de 50 anos. Em 1969 foi ponderada a relocalização do Aeroporto da Portela, inaugurado em 1942.
Um primeiro estudo apontou Rio Frio como localização, mas sucessivos adiamentos atiraram uma decisão para o ano de 1999. Na altura, o governo de António Guterres considerou a Ota como a melhor localização.
Desde então, mais de uma dezenas de locais - Alverca, Sintra, Montijo, Alcochete, entre outros - foram apontados como o destino do novo aeroporto, mas Portugal continua longe de uma decisão final.
Em abril deste ano, uma comissão técnica independente nomeada pelo Governo anunciou uma lista final definitiva de localizações que vão ser estudadas, na qual, das nove das opções, o atual Aeroporto Humberto Delgado aparece em cinco possibilidades.
Lista final das localizações para o novo aeroporto de Portugal:
Aeroporto Humberto Delgado + Montijo (Conselho de Ministros)
Montijo + Aeroporto Humberto Delgado (Conselho de Ministros)
Alcochete (Conselho de Ministros)
Aeroporto Humberto Delgado + Santarém (Conselho de Ministros)
Santarém (Conselho de Ministros)
Aeroporto Humberto Delgado+ Alcochete (Novo)
Pegões (Novo)
Aeroporto Humberto Delgado + Pegões (Novo)
Rio Frio + Poceirão (Novo)