Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A vacina contra a Covid-19 para crianças com menos de cinco anos deve estar disponível ainda durante o mês de fevereiro.
A notícia é avançada pelo jornal The Washington Post que dá conta que o consórcio Pfizer/ BioNtech vai avançar com o pedido de autorização para uso de emergência ainda esta terça-feira à FDA, a autoridade norte americana do medicamento.
De acordo com o jornal, a FDA instou o consórcio a apresentar o pedido para que os reguladores pudessem começar a rever os dados obtidos pelas empresas após a administração de duas doses da vacina.
Se for aprovada, a nova vacina poderá ser administrada a crianças entre os seis meses e os cinco anos de idade, o que a torna na primeira a ser comercializada para esta faixa etária.
Nos últimos meses, a empresa farmacêutica tem também testado uma terceira dose neste grupo etário, após os resultados da imunização de duas injeções não terem sido inteiramente satisfatórios.
Anda de acordo com o jornal, a empresa descobriu que as duas doses da vacina em crianças são seguras e está agora a testar os resultados com uma inoculação de reforço, embora esta só esteja disponível pelo menos no final de março.
Nos ensaios, já realizados, as crianças de seis meses a cinco anos receberam duas doses de três injeções de microgramas, um décimo da dose dada aos adultos, com três semanas de intervalo.