A Polícia Judiciária regista a existência de uma nova burla a circular via WhatsApp, Telegram, Instagram e email. Depois do “Olá Mãe, Olá Pai” agora as mensagens garantem aos destinatários que estão a ser convidados para uma oportunidade de trabalho no Tik Tok ou no Youtube.
A Renascença sabe que, além das plataformas mencionadas pelas autoridades, o esquema pode também passar por SMS ou até chamadas de voz, uma vezes sem mencionar o Tik Tok ou o Youtube, mas aludindo que pode ser um trabalho a "tempo parcial" , em meio online e com promessa de rendimentos diários.
A Polícia Judiciária assegura à Renascença que já têm registo de algumas dezenas de queixas e que a investigação está em curso.
As mensagens, que são enviadas quer para grupos, quer em conversas individuais, aparentam ser de um número português, mas na realidade provêm do estrangeiro, adianta a Judiciária.
Os casos estão a ser investigados, mas são recentes e para já não há mais informações disponíveis.
Caso suspeite que está a ser alvo deste esquema, deve denunciar e bloquear o número, através dos meios existentes nas várias plataformas e/ou diretamente junto das autoridades.
A Renascença já contactou o Tik Tok e o YouTube para obter mais esclarecimentos.
[notícia atualizada às 15h20]