Cronologia interativa: O que sabemos sobre o caso Skripal
A guerra diplomática entre a Rússia e o Ocidente, devido ao caso Skripal, está a travar a realização de uma cimeira entre Vladimir Putin e Donald Trump.
Segundo a Reuters, Trump propôs a cimeira num telefonema, a 20 de março, mas um assessor do Kremlin disse, esta segunda-feira, em conferência de imprensa, que a atual crise, marcada pela expulsão mútua de diplomatas entre Washington e Moscovo, está a tornar difícil falar desse assunto.
Os EUA expulsaram 60 diplomatas russos no seguimento da tentativa de homicídio de Sergei Skripal, em Inglaterra, no dia 4 de março. Londres acusa os russos de estarem por detrás desta tentativa de homicídio, que foi levada a cabo com um agente nervoso de fabrico soviético. Moscovo nega tudo e acusa o Reino Unido de estar a provocar uma crise.
“Com este pano de fundo de eventos, é difícil discutir a possibilidade de promover esta cimeira”, disse esta segunda-feira o assessor Yuri Ushakov.
“Queremos acreditar que as discussões podem começar. Queremos esperar que sim, um dia, numa altura ou noutra, poderemos iniciar um diálogo sério e construtivo”, acrescentou.
A conversa entre Trump e Putin no dia 20 de março já tinha sido noticiada. Na altura o Presidente americano foi criticado por ter congratulado o seu homólogo russo pela sua reeleição, mas não se divulgou o convite para uma cimeira.