O Vitória de Guimarães está mais perto da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência após arrancar a época com um triunfo em casa do NK Celje, por 4-3, na primeira mão da segunda pré-eliminatória da prova.
Os minhotos dificilmente poderiam ter pedido um pior arranque. O reforço João Mendes falhou um passe, o Celje aproveitou e abriu o marcador por Bobicanec aos 17 segundos de jogo.
O Vitória respondeu e assumiu o controlo do jogo. Jota Silva marcou um grande golo de cabeça, aos 25 minutos, e assistiu André Silva para a reviravolta, aos 35, numa grande jogada coletiva.
A equipa portuguesa caiu de rendimento na segunda parte, o Celje começou a aproximar-se mais da baliza de Varela e chegou mesmo ao empate por Matko, numa recarga, aos 59 minutos de jogo.
O empate voltou a não durar muito tempo graças a um grande golo de André Amaro, aos 70 minutos, num remate forte à entrada da área. O Celje voltou a enviar uma bola ao ferro, mas o Vitória dilatou vantagem com o quarto golo marcado por Gonçalo Nogueira, jovem da formação minhota.
Mesmo em cima do apito final, o ex-LANK Vilaverdense Edmilson reduziu para o Celje.
A segunda mão está marcada para a próxima quinta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.