Feito o balanço ao ano atípico de 2020, o ministro da Administração Interna anuncia os melhores resultados de sempre nos níveis da criminalidade e da sinistralidade rodoviária.
Eduardo Cabrita fala em reduções significativas, com exceção dos crimes informáticos. “Uma redução de cerca de 12% na criminalidade geral e uma redução em 14% na criminalidade violenta e grave”, anuncia na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.
Relativamente ao à violência doméstica registou-se uma queda global de 6%.
Palavras de Eduardo Cabrita, no Parlamento, onde revelou também uma diminuição histórica nos números da sinistralidade rodoviária: Menos 26% de acidentes com vítimas e menos 22% de vítimas mortais face ao ano anterior.
Segundo o ministro, as subidas registaram-se no crime por desobediência, mas o “crescimento mais significativo” está ligado a mundo digital: a burla informática e online.
Segundo Eduardo Cabrita, em janeiro e fevereiro, foram aplicadas 13.300 contraordenações, enquanto em todo o ano de 2000 foram registadas 5000.
O ministro disse também que se registou um “incremento significativo” de detenções e encerramentos de estabelecimentos no âmbito do estado de emergência decretado para combater a pandemia.