João Cotrim Figueiredo, da Iniciativa Liberal, concorda com a data de 30 de janeiro de 2022 das eleições legislativas antecipadas, como anunciou esta quinta-feira à noite o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O deputado considera que se trata de uma "data correta e razoável" e manifesta concordância com os argumentos apresentados pelo chefe de Estado, numa declaração ao país.
"O Presidente da República fez três leituras que coincidem em tudo com a Iniciativa Liberal. A solução governativa que tivemos desde 2015 ruiu por divergências bem mais profundas do que aquelas que levaram ao chumbo do Orçamento para 2022 e é urgente dar voz de novo aos portugueses", disse João Cotrim Figueiredo, aos jornalistas, no Parlamento.
A Iniciativa Liberal defende que a eleição “merece uma campanha esclarecedora que não é compatível com calendários que coincidam com a quadra festiva".
"Começar debates na altura do Natal e ano Novo não seria dar um bom serviço para o esclarecimento que os eleitores vão precisar nem seria uma forma de combater a abstenção", assinala.
Para João Cotrim Figueiredo, "chegados a uma situação de crise que ninguém desejava, a democracia tem sempre soluções e temos de encarar estas situações com normalidade, serenidade e de esperança, porque vamos ser chamados de novo a decidir sobre o nosso futuro coletivo".
Os portugueses "podem contar" com uma campanha da Iniciativa Liberal com "alternativas de governação", salientou o deputado.