Fernando Santos declara a intenção de tirar a bola à Alemanha, no jogo de sábado, para conseguir controlar um jogo diante de uma equipa que tenta ser um "rolo compressor" perante todos os adversários.
"A Alemanha é uma equipa que procura ser um rolo compressor, gosta de ter bola, é uma equipa muito forte (...) Eles vão ter de se adaptar a Portugal e nós também temos de ver o que a Alemanha faz para vencermos o jogo. Para isso temos de ter bola", reforça o selecionador português.
Fernando Santos espera um jogo muito diferente, em comparação com a partida com a Hungria, que Portugal venceu por 3-0, desde logo pela diferença entre os dois adversários.
É uma equipa fantástica a nível individual e coletivo, uma equipa dominadora (...) É um adversário completamente diferente [da Hungria], quer na sua disposição de jogo, quer nos seus jogadores. Basta olhar para a última Liga dos Campeões para ver quantos jogadores alemães estiveram lá", observa.
Consciente da força do adversário, o treinador português deixa uma ideia bem vincada: "Não tenho medo nenhum da Alemanha". Isto não significa, contudo, que considere que Portugal entre no jogo como favorito.
"São duas equipas que sabem que do outro lado está um adversário muito forte. Portugal não cai na tentação de pensar que é favorito. Nós passamos muito facilmente do 8 ao 80. Uma coisa é dizer que Portugal passou a ser mais respeitado. Os grandes candidatos tinham consideração por Portugal, mas neste momento todas as equipas do mundo entram em campo a pensar que não vai ser fácil ganhar a Portugal. Agora daí a passarmos ao polo ao oposto e pensar que somos favoritos ao jogar com a Alemanha, em sua casa. Se os jogadores pensassem assim nem empatávamos o jogo"
Equipa preparada para diferentes formações alemãs
Do lado alemão, uma das maiores discussões está relacionado com o sistema tático que Joachim Löw vai apresentar. A equipa tem jogado com três centrais, mas a crítica alemã apela para o que o selecionador jogue com uma defesa a quatro e três jogadores no meio-campo.
"Nestes últimos meses a equipa oscilou entre esses dois sistemas. Estamos preparados para as duas circunstâncias", assegura Fernando Santos, sublinhando que, apesar de o empate poder ser um resultado positivo, "o objetivo é vencer".
Portugal venceu o primeiro jogo do Grupo F, com a Hungria, e lidera, a par com a França, que derrotou a Alemanha, na 1.ª jornada. Os alemães estão pressionados para conseguir, pelo menos, empatar o jogo para manter esperança no apuramento para os oitavos de final.
O Alemanha-Portugal realiza-se este sábado, em Munique, às 17h00. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.