Kamala Harris, a provável candidata Democrata, está a ter um desempenho melhor do que o presidente Joe Biden em estados decisivos que podem decidir as eleições de 5 de novembro, diminuindo a diferença para o republicano Donald Trump em duas sondagens publicadas esta quinta-feira.
A sondagem do jornal "The Hill" mostrou o ex-presidente Trump a liderar em quatro dos estados decisivos: no Arizona por 49% a 44%, na Geórgia por 48% a 46%, no Michigan por 46% a 45%, e na Pensilvânia por 48% a 46%. Trump e Harris estão empatados com 47% das intenções de voto no Wisconsin.
Kamala Harris superou o desempenho de Biden em cada um dos cinco estados numa sondagem da Emerson realizada para o mesmo jornal no início de julho.
Harris iniciou a campanha eleitoral esta semana, depois de o presidente Joe Biden desistir da eleição no domingo e apoiar o seu vice-presidente.
A última sondagem da Emerson com eleitores registados foi realizada nos dias 22 e 23 de julho, e tem uma margem de erro para cada estado de cerca de 3,4%.
Uma sondagem nacional divulgada esta quinta-feira pelo "The New York Times" também mostrou que Harris se está a comportar melhor do que Biden contra Donald Trump.
De acordo com a sondagem, Trump lidera Kamala Harris por dois pontos percentuais, 48% a 46%, entre os eleitores registados, enquanto Trump superava Biden por oito pontos percentuais, 49% a 41%, na sondagem realizada há três semanas.
Já entre prováveis eleitores, a vantagem de Trump reduz-se a um ponto, liderando com 48% para 47% de Harris.
A sondagem "The New York Times" e Siena College foi feita com 1.142 eleitores registados em todo o país, e tem uma margem de erro de 3,3 pontos percentuais. Ou seja, mostra um empate técnico entre Kamala Harris e Donald Trump.
Mas os dados da sondagem indicam que Kamala Harris também está ter uma performance melhor que Biden entre os eleitores jovens e de minorias étnicas, com um apoio de 60% entre eleitores com menos de 30 anos e hispânicos.
No grupo de eleitores com menos de 45 anos, em que Trump liderava, Harris regista uma vantagem de 10 pontos percentuais.
Outros dados indicam que ainda há muita poeira para assentar antes de haver uma imagem mais clara da opinião dos eleitores. Donald Trump atingiu o valor mais alto no seu índice de popularidade, de 48%, mas a popularidade de Kamala Harris aumentou ainda mais, por 10 pontos, para 46%.
Ao mesmo tempo, o número de eleitores que considera que o país está no rumo certo subiu, para 27%.
Uma sondagem nacional da Reuters divulgada na terça-feira mostrou Harris com uma vantagem de 44% a 42% sobre Trump, uma diferença dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais.