O presidente da Federação Portuguesa de Futebol recorda Fernando Chalana como um dos grandes do futebol português. Num registo enviado às redações, Fernando Gomes expõe uma memória de um jogador genial.
"Chalana espalhou magia e arte pelos campos de futebol, deliciou os adeptos com a sua fantasia, conquistou a admiração de todos os apaixonados do desporto e foi merecidamente elevado à dimensão de ídolo", afirma.
A reação de "profunda tristeza à morte do pequeno génio", com uma "palavra de conforto aos familiares e amigos e sentidas condolências ao Sport Lisboa e Benfica" é acompanhada por essa imagem deixada por "um dos melhores jogadores da história do nosso futebol".
Fernando Gomes recorda, em particular, as exibições no Campeonato da Europa de 1984, em que o antigo jogador do Benfica foi eleito para o 11 ideal. "Chalana é um nome que distinguiu Portugal no mundo", assinala.
"Com o seu desaparecimento, o desporto e o futebol português perdem uma referência mítica. Jogador venerado nas quatro o linhas e por todos os adeptos do futebol, Chalana era um ser humano de qualidades extraordinárias", termina o presidente da Federação.
Chalana morreu na madrugada desta quarta-feira, aos 63 anos. Referência do Benfica, onde foi jogador e treinador, o antigo internacional português, nascido no Barreiro, terminou a carreira, aos 34 anos, no Estrela da Amadora, depois de também ter jogado no Belenenses e no Bordéus.