A bicicleta ultrapassou o carro como meio de transporte na cidade de Paris. Segundo um estudo do Instituto da Região de Paris, mais de 11% das viagens na capital são feitas de bicicleta, contra 4% para os carros.
A bicicleta também supera o carro nas deslocações entre Paris e os subúrbios mais próximos, com 14% contra 11,8%. O estudo aponta, ainda, que 66,1% dos cidadãos parisienses usam transporte público, e 5,5% decidem caminhar.
“Há 10 anos, quem poderia prever que em Paris a bicicleta superaria o carro? Bem, nós ultrapassamos”, disse esta quinta-feira o vereador para Mobilidade, David Belliard, na rede social X.
Embora este modo de mobilidade ainda esteja longe da percentagem dos que circulam a pé, que representa 53,5% das viagens, ou mesmo do transporte público (30%), é uma evidência de um verdadeiro desenvolvimento no uso da bicicleta na cidade.
“Este é um primeiro grande passo. Uma grande promessa que fizemos em 2020 durante a campanha eleitoral”, disse David Belliard, citado pela imprensa francesa.
Mas, fora de Paris, o carro ainda prevalece nas viagens realizadas entre diferentes cidades da região. Neste caso, o estudo aponta para uma maior “dependência do carro”.
Para tentar inverter esta tendência, as autoridades estão a desenvolver um plano para chegar a 200 quilómetros de linhas de metro, conhecido como Grand París Exprés, para ligar os subúrbios de Paris aos transportes públicos.
Em 2021, Paris tinha mais de 1.000 quilómetros de instalações adaptadas para os ciclistas, incluindo mais de 300 quilómetros de pistas, mas o objetivo é ser uma cidade “100%” apta para as bicicletas até 2026.
A cidade de Paris também prometeu, em 2023, que todas as instalações olímpicas seriam acessíveis de bicicleta para os Jogos Olímpicos de 2024, graças a uma rede de 60 quilómetros de ciclovias para ligar os diferentes locais de competição.
Governada pela socialista Anne Hidalgo, Paris tem como uma das suas prioridades reduzir o espaço de carros em benefício dos peões e das bicicletas.