“Portugal Próximo” chega a Trás-os-Montes
02-07-2016 - 10:03

O combate à desertificação e a dinamização da economia em regiões do interior são alguns dos temas que o Presidente da República pretende focar com nesta iniciativa.

O Presidente da República, Marcelo Recebo de Sousa, escolheu a região de Trás-os-Montes para a segunda edição da iniciativa “Portugal Próximo”. O Chefe de Estado vai estar nos distritos de Vila Real, Bragança e Guarda, entre segunda e quarta-feira da próxima semana.

O extenso programa da visita conta com 15 iniciativas e inicia-se em Santa Marta de Penaguião, onde o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, irá visitar uma antiga escola do tempo do Estado Novo, agora transformada em habitação social.

Segue-se uma visita à plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho da Universidade de Trás-os-Montes e o almoço com enólogos formados naquela instituição universitária e com investigadores residentes.

Ao início da tarde, Marcelo inaugura o Espaço Miguel Torga, em Sabrosa, um edifício do arquitecto Souto Moura e assiste a uma actuação do grupo Mátria, um projecto que pretende transformar em ópera os “Contos da Montanha” daquele escritor.

A comitiva segue depois para Boticas, onde o Presidente vai para inaugurar o Lar de Grandes Dependentes da Santa Casa de Misericórdia.

Em Chaves, o Presidente da República visita o Regimento de Infantaria 19, acompanhado pelo Chefe de Estado-Maior do Exército, e ao início da noite inaugura o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, um projecto com a assinatura do arquitecto Siza Vieira.

Terça-feira, o dia começa em Bragança, com uma visita aos bombeiros voluntários e ao Museu Abade de Baçal.

O Presidente da República almoça no Centro de Investigação de Montanha, do Instituto Politécnico de Bragança, e segue depois para o concelho de Vila Flor, para uma visita à SousaCamp, empresa que é a maior produtora europeia de cogumelos frescos.

A meio da tarde, o Presidente da República chegará a Alfândega da Fé, onde será recebido pela população e pela presidente da câmara. Neste concelho, o chefe de Estado passará pela antiga casa do seu padrinho, a “Casa dos Mendonças”, que ainda hoje pertence à família de Marcelo Rebelo de Sousa.

O dia encerra em Freixo de Espada à Cinta, com um jantar na cooperativa local, com a presença de 250 sócios da instituição.

Quarta-feira, é o último dia da visita e arranca com inauguração do Hotel da Longroiva, da autoria do arquiteto Luís Rebelo de Andrade, no concelho da Mêda.

Depois segue-se uma visita ao Centro de Alto Rendimento de Remo e Canoagem do Pocinho, onde o Presidente Marcelo vai descerrar a placa comemorativa e conviver com remadores e canoístas nacionais.

Para encerrar a iniciativa em Trás-os-Montes, Marcelo Rebelo de Sousa almoça com a comunicação social, a bordo de um barco, em passeio pelo Douro, com embarque na Barragem do Pocinho.

A primeira edição do programa “Portugal Próximo” realizou-se em Abril, altura em que o Presidente da República se deslocou ao Alentejo, passando em três dias por nove concelhos dos distritos de Portalegre, Évora e Beja.