A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta sexta-feira que foi desmantelado um grupo suspeito de "branqueamento e falsidade informática" através do método de “vishing”, que passa por realizar transferências ou fazer compras em nome das vítimas.
O "vishing", ou "voice phishing", passa por conseguir obter dados pessoais das vítimas através de chamadas ou mensagens de voz.
Em comunicado, a PJ refere que foram detidos em flagrante delito três homens no município de Coimbra, com idades entre os 20 e os 42 anos, "fortemente indiciados pela prática dos crimes de abuso de cartão de garantia ou de cartão, dispositivo ou dados de pagamento”, e por "branqueamento dos proveitos ilícitos, obtidos através de tais crimes".
Dois dos detidos tinham já “abundantes antecedentes criminais” pela prática de crimes idênticos, pelo que irão aguardar julgamento em prisão preventiva.
A Polícia Judiciária anunciou ainda a apreensão de diversos objetos relacionados com a prática dos crimes, assim como uma “viatura topo de gama, recentemente adquirida por um dos detidos, e objetos que se presumem ouro e que serão também resultado dos procedimentos de branqueamento dos proveitos ilicitamente obtidos”.