A partir de 31 de julho, uma viagem de comboio entre Lisboa e Madrid vai passar a demorar cerca de nove horas. Com a inauguração de um troço da futura linha de alta velocidade que liga Badajoz a Madrid, a CP vai criar um segundo horário de viagem de ida e volta entre o Entroncamento e Badajoz.
Para completar a viagem total entre as duas capitais ibéricas, continua a ser necessário apanhar três comboios e realizar dois transbordos. A segunda viagem criada pela CP, segundo o "Público", partirá de Lisboa às 12h30, mudando para um novo comboio no Entroncamento que parte às 13h36 para Badajoz pela Linha Leste.
Já em Espanha pelas 17h26, chega dez minutos depois o Intercity espanhol que chega a Madrid Atocha às 22h04 e a Madrid Chamartin às 22h18.
No sentido contrário, será possível sair de Madrid às 8h30 e, com os mesmos transbordos em Badajoz (13h24) e Entroncamento (16h00), chegar a Santa Apolónia às 17h00.
Os novos horários, que entram em vigor no último dia de julho, encurtam o tempo atual de viagem de comboio entre Madrid e Lisboa que é de 11 horas e inclui um transbordo em Mérida.