A SAD do Sporting registou lucro recorde de 47,5 milhões de euros no primeiro semestre da época 2022/23.
Em comunicado enviado, esta terça-feira, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Sporting destaca que apresentou o "melhor resultado líquido e de volume de negócios de sempre (em termos homólogos), atingindo 47,5 milhões de euros e 148 milhões de euros, respetivamente".
"A consolidação da visão estratégica prossegue assim a bom ritmo, tendo a SAD alcançado capitais próprios positivos pela primeira vez em cinco anos no valor de 31,2 milhões de euros, e o mais elevado da sua história", pode ler-se.
A Sporting SAD conseguiu, ainda, baixar o passivo em 24,1 milhões de euros, para 312,3 milhões de euros. O relatório refere que foi retomada "uma trajetória que fora interrompida pela Covid-19".
"O resultado operacional com a transação de jogadores atingiu os 46,8 milhões de euros, em particular, devido às vendas dos atletas Matheus Nunes e João Palhinha", lê-se.
O resultado operacional, sem transferências de jogadores, foi o segundo melhor de sempre, em termos homólogos, "apenas superado pela anterior época" de 2021/22.
"Capitais Próprios Positivos no valor de 31,2 milhões de euros, sendo o valor mais elevado de sempre alcançado e a primeira vez que regista um valor positivo, desde a época 2016/2017", lê-se ainda.
O primeiro semestre de 2022/23 da SAD do Sporting destacou-se pela conversão dos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) em ações, o que resultou num aumento de capital de 67 milhões de euros, para 150,5 milhões. Grande parte é controlada pelo clube.