Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A Liga Portugal anunciou esta terça-feira que o primeiro jogo da jornada 25 da I Liga está agendado para 4 de junho. É o regresso do futebol após a paragem decretada no início de março devido à pandemia de Covid-19.
O organizador do principal campeonato português adianta, em comunicado, que após “sucessivas reuniões” para garantir a segurança possível e, por forma a dar tempo que todos os intervenientes sejam testados, a Liga retoma a partir dessa data.
No passado domingo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu o parecer técnico sobre as condições do regresso da I Liga de futebol à competição, no seguimento da decisão do Governo do passado dia 30 de abril. Nessa data, o Executivo enquadrou esta competição profissional como uma das atividades autorizadas ao desconfinamento.
"Ao longo dos últimos dias, as várias entidades têm levado a cabo sucessivas reuniões de alinhamento para que a retoma possa acontecer em segurança e com todas as medidas de proteção que mitiguem os riscos do regresso à atividade, seguindo-se uma fase de vistorias para apuramento dos estádios que efetivamente cumprem os requisitos definidos naquele parecer técnico", refere a Liga no comunicado desta terça-feira.
O organismo liderado por Pedro Proença espera que "este trabalho conjunto da DGS, da FPF e da Liga Portugal sirva de modelo para a retoma de outras atividades económicas, pretendendo-se que esta competição profissional forneça um exemplo das boas práticas que esta pandemia nos impõe".
"Por forma a garantir que são rigorosamente vistoriados os estádios e realizados os testes médicos a todos os profissionais envolvidos nos jogos e na respetiva organização, está apontada a data de 4 de junho de 2020 para o primeiro jogo da 25.ª jornada da Liga NOS”, sublinha a Liga de Clubes.
Faltam 10 jornadas (a prova deve terminar a 19 de julho) e a final da Taça de Portugal entre FC Porto e Benfica. Ainda não foram divulgados os estádios onde se vão disputar as partidas em falta.
De acordo com o parecer técnico da DGS que enquadra as condições para o regresso da I Liga e da Taça de Portugal, os jogadores vão efetuar dois testes à Covid-19 num período de 48 horas antes de cada jogo e têm que se manter em recolhimento domiciliário.
"A FPF, a Liga Portugal, os clubes participantes na Liga NOS e os atletas assumem, em todas as fases das competições e treinos, o risco existente de infeção", refere o documento que já foi contestada por alguns jogadores.
Vários jogadores da I Liga de futebol já acusaram positivo à Covid-19 nos testes entretanto realizados, entre os quais atletas do Benfica, Vitória Sport Clube, Famalicão e Belenenses.
Os futebolistas dos clubes da I Liga de futebol vão assumir coletivamente o código de conduta do parecer técnico da DGS para o reinício da competição devido à pandemia de covid-19, anunciou esta terça-feira o sindicato.
Em comunicado, o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) deu conta da realização de uma reunião para esclarecer os agentes desportivos, na segunda-feira, convocada pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, com a presença de Adalberto Campos Fernandes, um dos especialistas da comissão de emergência criada face à pandemia de covid-19.
Os árbitros da I Liga têm sérias reservas quanto ao Código de Conduta definido para o regresso do campeonato e pretendem esclarecimentos da parte da Direção-Geral da Saúde (DGS). Bola Branca apurou que os juízes esbarraram em dois pontos que pretendem agora ver esclarecidos pela DGS, num diálogo que está a ser intermediado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Esta terça-feira, o Santa Clara anunciou que não vai receber qualquer jogo da I Liga nos Açores no que resta da temporada, por motivos de segurança para o arquipélago, que apenas regista 135 casos positivos da Covid-19. O clube açoriano vai estagiar o resto da temporada nas instalações da Federação Portuguesa de Futebol, na Cidade do Futebol, onde vai receber os restantes jogos na condição de visitado até ao fim da temporada.
O boletim diário da Direção-Geral da Saúde regista 1.163 mortes (mais 19 em 24 horas) e 27.913 casos positivos (mais 234) provocados pelo novo coronavírus.
O número de pacientes recuperados dispara. O relatório desta terça-feira mostra que 3.013 pacientes recuperaram da doença, mais 464, o que representa um valor recorde num dia.