As ruas da Vila de Alijó vão receber a recriação da “Via Dolorosa” com a participação de mais de 500 pessoas de todas as freguesias do concelho.
O espetáculo ao vivo terá lugar durante a Semana Santa, no dia 5 de abril, a partir das 21 horas, e inclui a encenação de vários quadros da Via Sacra em diferentes locais da vila.
A iniciativa da autarquia de Alijó, em colaboração com as 14 juntas de freguesia, conta com a participação de elementos das associações locais e da comunidade em geral.
Segundo o diretor artístico do espetáculo, Marco Aurélio, esta recriação “é a maior encenação da via sacra com intervenientes ativos”, sendo que cada um dos participantes desempenha uma personagem específica na recriação.
De acordo com a autarquia, nas últimas semanas, mais de 500 pessoas têm dedicado parte do seu tempo aos ensaios para dar vida às 14 estações da “Via Dolorosa”.
O espetáculo ao ar livre terá a duração de cerca de 1h45 e cumpre a “sequência da narrativa dos últimos dias de Jesus Cristo, sendo que cada quadro é encenado por uma freguesia, num lugar específico da vila, conferindo-lhe uma dinâmica própria e singular”, refere a autarquia.
Os vários quadros que integram a dramatização têm início na área envolvente ao Plátano sendo que a primeira cena terá lugar em frente ao Tribunal, com a chegada de Cristo e dos apóstolos.
De seguida, será recriada a entrada em Jerusalém, nas traseiras da Igreja Matriz.
As cenas seguintes acompanham vários quadros no adro da Igreja Matriz, no Chafariz, na Praça do Município, em frente à Câmara Municipal, no largo em frente aos Bombeiros Voluntários, na escadaria da Escola EB2,3/S de Alijó e no anfiteatro das Piscinas Municipais.