O músico Charles Dumont morreu na noite deste domingo, aos 95 anos, avançou a mulher do cantor à agência de notícias France Presse.
O artista foi o compositor da música "Non je ne regrette rien", um dos maiores sucessos de Édith Piaf.
"A minha mãe deu-me à luz, mas Edith Piaf colocou-me no mundo. Sem ela, eu nunca teria feito tudo o que fiz, nem como compositor nem como cantor", disse Dumont em entrevista à AFP, em 2015.
Esta música acabaria por ser apenas o início de uma longa colaboração com Piaf. O reportório da cantora com 30 músicas compostas por Charles Dumont.
O músico lança a sua carreira a solo em 1964, contando com vários albuns onde o amor é o tema central. Em 1973, venceu viu o seu trabalho "Une femme" vencer o Prêmio da Academia Charles-Cros.
Subiu pela última vez ao palco em 2019, no Teatro da Torre Eiffel.
"Quando voltamos a estar diante de um público que nos vem ver como há 20, 30 ou 40 anos e nos dá as boas-vindas, devolvem-nos os nossos 20 anos”, afirmou o cantor que partiu este domingo.
A ministra da cultura francesa, Rachida Dati já veio, através da rede social X, prestar condolências à família do cantor, que descreve como "monstro da música francesa".
[Notícia atualizada às 12h04 com a reação da ministra da cultura francesa]