João Almeida e Nelson Oliveira vão disputar as provas de ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, anunciou a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), que confirmou, ainda, Maria Martins em omnium e Raquel Queiroz no "cross country" olímpico (XCO).
Nelson Oliveira, da Movistar, vai tornar-se, aos 32 anos, no primeiro corredor português a estar em três edições de Jogos Olímpicos, depois de ter disputado as provas de fundo e de contrarrelógio em Londres 2012 e no Rio 2016, tendo como melhor resultado o sétimo lugar no exercício individual no Brasil.O corredor da Deceuninck-QuickStep João Almeida, de 22 anos, vai estrear-se em Jogos, depois de ter sido sexto na edição de 2021 da Volta a Itália, que já tinha concluído no quarto posto, no ano passado.
A decisão do selecionador nacional não foi fácil, pelo facto de ter apenas duas vagas para vários candidatos. De fora ficaram, por exemplo, o antigo campeão do mundo Rui Costa e Ruben Guerreiro.
João Almeida e Nelson Oliveira vão alinhar nas duas provas de ciclismo de estrada, a de fundo, no primeiro dia dos Jogos Tóquio 2020, em 24 de julho, e a de contrarrelógio, no dia 28.
Maria Martins e Raquel Queirós, ambas de 21 anos, também vão iniciar-se em competições olímpicas, na primeira presença lusa em ciclismo de pista, na competição de omnium, e na estreia feminina em BTT, na prova de XCO.
A competição de Raquel Queirós está marcada para 27 de julho, enquanto a prova de pista deverá encerrar a participação portuguesa em Tóquio2020, no último dia de competições, em 08 de agosto.
Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, adiados para este verão devido à pandemia de Covid-19, vão realizar-se entre 23 de julho e 8 de agosto.