Procuradoria-geral revela identidade do polícia que baleou Jacob Blake pelas costas
27-08-2020 - 11:01
 • Sofia Freitas Moreira com Renascença

Os disparos aconteceram ao fim da tarde de domingo, quando a afro-americano tentou entrar no carro, onde estavam os três filhos. Dentro da viatur foi encontrada uma arma branca.

Foi divulgada a identidade do polícia que baleou sete vezes Jacob Blake pelas costas, na cidade de Kenosha, nos Estados Unidos, no último domingo.

O Departamento de Justiça de Wisconsin revelou que o agente envolvido no incidente que deixou o afro-americano paralisado da cintura para baixo é Rusten Sheskey.

Este agente, que já foi membro da unidade de policiamento em bicicleta, é um veterano desta força policial e conta com sete anos de serviço.

De acordo com a Procuradoria-Geral do Wisconsin, também foi encontrada uma faca no interior da viatura de Jacob Blake, de 29 anos.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação federal ao caso e enviou mais de 200 agentes do FBI e US Marshals para Kenosha.

Jacob Blake, de 29 anos, está hospitalizado, desde domingo, em estado grave.

Segundo a agência Reuters, a polícia de Kenosha foi chamada devido a “incidente doméstico” no domingo à tarde. Ao que tudo indica, Blake estaria a tentar separar pessoas envolvidas na discussão quando foi abordado pelos agentes que, no início, terão tentado usar um taser.

Um vídeo gravado por testemunhas, mostra a vítima - aparentemente desarmada - a dirigir-se para o interior de uma carrinha, ignorando o pedido repetido dos agentes para que parasse, quando um polícia branco o puxa pela camisola de alças e dispara sete tiros seguidos.

“Vai ser preciso um milagre para que volte a andar”, disse um dos advogados da família aos jornalistas.

Blake sofreu múltiplos ferimentos no corpo: no braço, rim, fígado e coluna vertebral.

Em declarações à imprensa, o pai da vítima descreveu o tiroteio como “uma tentativa de assassinato sem sentido”. “Dispararam sete vezes sobre o meu filho…sete vezes como se não tivesse importância, mas o meu filho é importante”, afirmou emocionado.

O advogado da família revelou que os três filhos de Blake (com três, cinco e oito anos) se encontravam dentro do carro, no momento dos disparos.

Os agentes policiais envolvidos no incidente foram colocados em licença administrativa, enquanto decorrem as investigações ao caso.