Mais de 151 mil eleitores pediram voto antecipado em três dias
13-01-2021 - 10:04
 • Celso Paiva Sol com redação

Quem quiser votar antecipadamente ainda tem mais dois dias para se inscrever.

O ritmo de inscrições para o voto antecipado parece ter abrandado durante terça-feira, mas, ainda assim, houve mais 40 mil registos.

Em três dias, as contas oficiais mostram que até à meia-noite estavam inscritos para votar no próximo domingo 151.396 pessoas.

Os portugueses que não puderem votar nas presidenciais em 24 de janeiro podem pedir, até quinta-feira, para exercer o seu direito de voto uma semana antes, numa mesa de voto à sua escolha.

Em tempos de pandemia de Covid-19 e numa altura em que se espera novo confinamento geral, batem-se diariamente recordes na inscrição para o voto antecipado. Nas últimas legislativas, em 2019, 50.638 eleitores votaram antecipadamente, tendo-se inscrito 56.287.

O pedido pode ser feito por via eletrónica junto do Ministério da Administração Interna no site www.votoantecipado.mai.gov.pt ou através de correio normal.

O eleitor deve mencionar o nome completo, data de nascimento, número de identificação civil, morada, mesa de voto antecipado em mobilidade onde pretende exercer o direito de voto, endereço de correio eletrónico e/ou contacto telefónico, havendo uma minuta na página da Internet do Ministério da Administração Interna.

No dia 17 de janeiro, o eleitor vota na mesa do local escolhido, de acordo com a alteração à lei, aprovada em outubro pela Assembleia da República.