Benfica “vai funcionar bem na Liga, mas vai ter problemas com equipas de maior calibre”
27-07-2022 - 12:45
 • Pedro Castro Alves

Hélder Cristóvão, antigo jogador das águias, elogia o futebol ofensivo da equipa, mas receia a “transição defensiva”. Morato deve ser o eleito para sair, substituto para Vlachodimos é prioridade para entrar e Gonçalo Ramos “deve ser titular”.

Hélder Cristóvão, antigo jogador do Benfica e internacional português, gostou do que viu da equipa de Roger Schmidt na vitória por 3-2 frente ao Newcastle, na Eusébio Cup. Cristóvão fala de uma “boa primeira parte”, com boas “dinâmicas ofensivas”, mas “com os mesmos problemas” defensivos.

“Acho que o Benfica vai funcionar muito bem na Liga, com vertigem, muitos golos, a roçar o espetáculo, mas com equipas de maior calibre, que saem bem, que têm um plano bem elaborado e conseguem explorar a profundidade, vai ter alguns problemas, principalmente na transição defensiva”, analisa, em Bola Branca.

O clube da Luz já sabe que o primeiro jogo oficial será frente ao Midtjylland, da Dinamarca, na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Hélder Cristóvão não tem dúvidas de que “o Benfica tem de se assumir como o grande favorito desta eliminatória”.

“É fundamental passar esta eliminatória, principalmente frente a um adversário que ainda não venceu qualquer jogo oficial [três empates e uma derrota] e é muito inferior à equipa do ano passado. O Benfica será certamente muito superior”, sublinha, em entrevista à Renascença.

Ramos candidato à titularidade

Gonçalo Ramos e Henrique Araújo marcaram no encontro com o Newcastle. Os dois jovens são candidatos à titularidade na equipa do técnico alemão, mas Cristóvão considera que “Gonçalo vai jogar de início”, sendo Araújo uma opção para sair do banco.

“É um jogador diferente do Henrique Araújo, que funciona melhor a jogar de início do que a entrar. O Araújo consegue ser uma alternativa mais credível a entrar, porque empresta mais energia, acutilância e inconformismo. Mas complementam-se muito bem”, afirma.

Morato de saída, novo guarda-redes é prioridade

Sobre as opções para o centro da defesa, sector sobrelotado na equipa de Roger Schmidt, Hélder Cristóvão acredita que “quem deixará o plantel será o Mortato”.

Para o antigo central, neste momento “a mensagem é clara”: a aposta é “Otamendi e João Victor até Lucas Veríssimo estar preparado”.

“Morato está a valorizar-se e será uma mais-valia para um encaixe financeiro”, explica.

O mercado de transferências ainda estará aberto durante mais de um mês, até ao final de agosto. Para o antigo defesa das águias, a procura de um guarda-redes para substituir Odysseas Vlachodimos deve ser uma prioridade.

“Todos os treinadores que passaram pelo Benfica recentemente procuraram alternativas. Isso não invalida a qualidade do Vlachodimos, mas é necessário um guarda-redes que também seja o primeiro construtor de jogo”, aponta.

O antigo internacional português acredita ainda que os encarnados procuram mais um “número 8” e um extremo, que possa “alternar com Rafa e David Neres”.