O prefeito do Dicastério para a Caridade, da Santa Sé, encontra-se na Ucrânia para distribuir camisolas térmicas e geradores elétricos às populações afetadas de Zaporíjia, Odessa, Kiev e outras zonas de guerra na Ucrânia.
Nesta terça-feira partiu para visitar várias cidades afetadas, incluindo Zaporíjia, Odessa e a capital Kiev. O cardeal Konrad Krajewski conduz uma carrinha com matrícula diplomática para mais facilmente aceder aos vários locais. O objetivo é chegar junto dos que mais precisam.
“Farei quatro a cinco viagens para levar principalmente geradores porque aqui de Lviv com pequenos carros chegamos a lugares diferentes. E assim continuamos este serviço para o povo por parte do Santo Padre. Na verdade, não basta ter camisolas, não basta ter geradores, é preciso poder levá-los aos vários lugares e, como eu disse, não é nada fácil. Especialmente com estas temperaturas”, disse em declarações ao portal Vatican News.
O cardeal cumpre esta missão sozinho e quer entregar quase 40 geradores elétricos e camisolas térmicas recolhidas pelo Dicastério para a Caridade ao longo de dezembro.
“Serei um motorista precisamente para colocar os camiões em marcha o mais rápido possível. Há dificuldades que nem sequer conhecemos, mas quando se quer, tudo se torna possível”, diz o cardeal Konrad Krajewski, empenhado em entregar todas as doações o mais rápido e diretamente.
O tempo é essencial: chegar rapidamente às zonas de guerra com camisolas térmicas e geradores também pode 'salvar vidas'.
O frio e a impossibilidade de ter energia contínua para aquecimento, cozinhar e iluminação de apartamentos é o “desafio angustiante que os ucranianos enfrentam nestes meses de inverno após a destruição de numerosas infraestruturas”, sublinha.