A Procuradoria-Geral da República (PGR) também está a investigar a morte de uma criança de 13 meses numa seita de Coimbra, em março do ano passado.
"Confirma-se a existência de inquérito relacionado com a matéria. O mesmo encontra-se em investigação na 1ª secção do DIAP de Coimbra", lê-se numa declaração enviada à Renascença.
A Polícia Judiciária (PJ) tinha dito, mais cedo, esta quarta-feira que estava a analisar o caso.
“A Polícia Judiciária inicia as investigações ou quando tem um conhecimento direto dos factos ou quando nos é comunicada”, começou por dizer Luís Neves, confirmando que “nós já estamos a investigar, porque o Ministério Público, entendeu esta semana já, deferir a competência à Polícia Judiciária para realizar esse trabalho”.
A denúncia desta morte terá chegado ao Ministério Público através de um familiar de um membro que vive na seita.
De acordo com o Jornal Correio da Manhã desta quarta-feira, a criança que nasceu a 11 de fevereiro de 2021, morreu dentro da comunidade em março de 2022, por alegados problemas de saúde e nunca terá vista por um médico.
Ainda segundo a publicação, depois da morte do bebé, que não estava registado, os elementos da seita terão realizado uma cerimónia de cremação do corpo e atirado as cinzas a um rio.
A criança era filha do líder da seita Água Akhabl Pinheiro e de uma mulher polaca, Shakti.
A seita, atualmente com cerca de 40 elementos, a grande maioria estrangeiros, vive fechada dentro de um terreno com 4,7 hectares que pertence a Pione Sisto, de 28 anos, futebolista internacional dinamarquês - de origem sudanesa, cuja carreira foi marcada pela excentricidade.
Jogou no Midjtylland, passou pelo Celta de Vigo e chegou a ser apontado ao Sporting e ao FC Porto. No final da época de 2022 foi afastado da equipa dinamarquesa, com o emblema a lamentar as dificuldades de contacto com o atleta.
Também a passagem pelo Celta de Vigo ficou marcada por episódios caricatos de que se destaca logo na apresentação a entrada dos pais, que protagonizaram um ritual indígena para lhe desejar sorte. O mesmo terá acontecido quando regressou à Dinamarca.
Segundo a revista 'Visão' desta semana, a seita é liderada por um filósofo espiritual que quer tornar aquele território independente de Portugal. Água Akhabl Pinheiro, um ex-chef inglês, é o chefe do grupo e pretende formar o 'Reino do Pineal'.
[Notícia atualizada às 20h30]