Um novo balanço das autoridades norte-americanas aumentou de cinco para nove o número de pessoas que morreram num incêndio no norte da Califórnia que já destruiu 6.453 habitações e consumiu 362 quilómetros quadrados.
O xerife do condado de Butte, Korey Honea, disse na sexta-feira que sete das pessoas foram encontradas carbonizadas dentro dos seus carros, uma próxima da sua viatura e uma outra no interior de uma habitação.
As autoridades adiantaram que têm a informação de que pelo menos 35 pessoas estão dadas como desaparecidas em resultado de um incêndio na vila de Paradise e sublinharam este fogo é já o mais destrutivo do estado da Califórnia, desde que há registos.
O Presidente norte-americano já reagiu através das redes sociais. Donald Trump aponta o dedo à falta de gestão da floresta.
“Não há razão para estes massivos, mortíferos e dispendiosos incêndios florestais na Califórnia, exceto a fraca gestão da floresta. Milhares de milhões de dólares são disponibilizados todos os anos, com tantas vidas perdidas, tudo devido à grosseira má gestão das florestas. Resolvam agora ou não haverá mais pagamentos federais”, escreveu Trump.