Os trabalhadores da Autoeuropa aprovaram esta quarta-feira o acordo laboral para o período de 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2023.
Em comunicado, a fábrica de Palmela refere que "num universo de 5.124 colaboradores, 69,1 % aceitaram as condições previamente acordadas entre a Comissão de Trabalhadores e a Administração da empresa".
O entendimento, que vigora retroativamente desde 1 de janeiro deste ano até 31 de dezembro de 2023, garante um prémio anuel por objetivos e aumentos de 2%, com um mínimo de 30 euros em 2022.
O prémio anual por objetivos, que nos últimos dois anos ascendeu a 1.400 euros, era uma das principais reivindicações apresentada pela Comissão de trabalhadores.
São, também, mantidos os atuais 22 dias não trabalhados por indicação da empresa.
O acordo prevê ainda que, em definitivo e sem qualquer necessidade de negociação futura, as pausas passem de 7 para 10 minutos. Os prémios por laboração em qualquer horário de fim de semana são pagos a 100%.
Esta foi a terceira proposta de pré-acordo que os mais de 5.100 trabalhadores da Autoeuropa votaram. As duas primeiras foram chumbadas nas votações de 21 de maio do ano passado e há pouco mais de um mês, a 25 de fevereiro.
Na nota enviada pela Autoeuropa pode ler-se que este acordo é "um marco importante na consolidação do crescimento da fábrica, reconhecendo o desempenho de toda a equipa e garantindo a estabilidade para novos projetos no futuro".