O Conselho de Segurança das Nações Unidas decidiu esta segunda-feira, por unanimidade, enviar observadores para Alepo, na Síria. O objectivo é monitorizar a evacuação da zona leste de Alepo e a segurança dos civis que permanecem na cidade.
Os 15 membros do Conselho de Segurança aprovaram uma resolução escrita pela França que "pede a todas as partes para garantir a estes observadores acesso seguro, imediato e desimpedido".
Com o apoio da Rússia, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou por unanimidade a resolução francesa, que marca a primeira manifestação de unidade em meses entre as potências mundiais em relação à crise na Síria.
A resolução pede que os operacionais enviados ao terreno sejam capazes de monitorizar as evacuações do leste de Alepo e a segurança dos civis que permanecem na cidade síria.
A resolução de 15 membros do conselho "exige que todas as partes forneçam a esses observadores acesso seguro, imediato e sem impedimentos".
O embaixador da Síria na ONU, Bashar Jaafari, denunciou a resolução, dizendo que se trata "apenas de mais uma parte da propaganda contínua contra a Síria e a sua luta contra os terroristas".
[Notícia actualizada às 14h43]