Tempo quente põe mais de 30 concelhos em perigo máximo de incêndio
10-07-2023 - 07:23
 • Olímpia Mairos , com Lusa

Para esta segunda-feira, prevê-se uma subida da temperatura mínima, em especial no interior Norte e Centro, e da máxima, exceto no litoral do sotavento algarvio.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta segunda-feira mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Guarda em perigo máximo de incêndio rural.

Em perigo muito elevado de incêndio encontram-se mais de 60 concelhos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Lisboa, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real, e Bragança.

Outros concelhos de todos os distritos do continente, exceto Viana do Castelo, estão em perigo elevado de incêndio rural.

O perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até sexta-feira, devido ao tempo quente.

Para esta segunda-feira, o IPMA prevê no continente céu geralmente limpo, vento por vezes forte no litoral oeste a sul do Cabo da Roca e subida da temperatura mínima, em especial no interior Norte e Centro, e da máxima, exceto no litoral do sotavento algarvio.

Em termos de temperaturas, as mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Viana do Castelo, Braga, Porto, Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda e Coimbra) e os 21 (em Faro) e as máximas entre os 23 (no Porto) e os 33 (em Castelo Branco).