Assad alerta para repercussões em caso de ataque à Síria
03-09-2013 - 11:23

Presidente sírio diz que o Médio Oriente é um barril de pólvora e que um ataque por parte de França e Estados Unidos pode espoletar um conflito regional.

O Presidente da Síria, Bashar al-Assad, alerta para repercussões no caso de as potências ocidentais atacarem o seu país.

Assad concedeu uma entrevista ao jornal francês “Le Figaro” em que avalia as consequências de um ataque ao país. Até ao momento apenas os Estados Unidos e a França se mostraram disponíveis para participar numa operação do género.

“Se as políticas do Estado francês forem hostis ao povo Sírio, o Estado será o seu inimigo. Haverá repercussões, obviamente negativas, dirigidas a interesses franceses”, afirma Assad.

O presidente da Síria diz ainda, na mesma entrevista, que não basta olhar às consequências imediatas de um ataque. Toda a região pode ser afectada.

“Não devemos falar apenas da resposta síria, mas do que acontecerá depois do primeiro ataque. Todos perderão controlo da situação quando o barril de pólvora explodir. Há o risco de uma guerra regional”, avisa Assad.

A guerra civil na Síria dura há mais de dois anos e já causou centenas de milhares de mortos, para além de dois milhões de refugiados.