Há sete dias que os familiares e os advogados de Alexey Navalny desconhecem o paradeiro do líder da oposição russa, que o regime de Vladimir Putin colocou na prisão em junho de 2022. A Renascença falou com Vladimir Ashurkov, amigo do dissidente.
A hipótese mais provável é que Navalny tenha sido transferido para uma outra colónia penal ou que o seu estado de saúde se tenha agravado, admite à Renascença Vladimir Ashurkov.
Mas há duas outras explicações possíveis, incluindo o agravamento do estado de saúde de Navalny, a ponto das próprias autoridades russas terem "vergonha de deixar que alguém o veja".
"Na verdade não sabemos. Penso que há três hipóteses: Pode ter sido transferido para outra cadeia e, no sistema prisional russo isso pode demorar semanas, em que a família ou os advogados não sabem onde está a pessoa”, afirma Vladimir Ashurkov.
“A segunda hipótese é que tenha sido transferido para Moscovo para alguma investigação que diga respeito a outro processo criminal, que talvez tenha sido aberto contra ele, mas não temos qualquer informação sobre isso. E a terceira hipótese é que a saúde de Navalny se tenha deteriorado tanto que até as autoridades russas tenham vergonha de deixar que alguém o veja."
A partir de Londres, onde está exilado, Vladimir Ashurkov explica à Renascença que o advogado de Navalny foi impedido, há uma semana, de o visitar na cadeia, sem qualquer justificação.
"Há um advogado que o costuma visitar quase todas as semanas e quando lá foi na última quarta-feira a visita foi-lhe negada sem qualquer justificação. Desde aí, nos últimos sete dias, ninguém do mundo exterior falou com Navalny ou teve notícias, por isso estamos muito preocupados", sublinha Ashurkov.