O combate ao tabaco passa por travar a publicidade digital dirigida aos jovens, a prioridade é defendida pelo secretário de Estado da Saúde.
Na luta contra o tabaco, Lisboa recebe esta terça e quarta-feira uma reunião da Organização Mundial da Saúde (OMS), onde vão estar representados 35 países - um encontro para preparar estratégias comuns.
À Renascença, o secretário Fernando Araújo avança as três grandes áreas que vão estar em destaque.
“Uma está relacionada com a promoção e a publicidade, através das redes digitais, muito focados nos jovens – uma das grandes questões a nível mundial; a segunda, tem haver com novos produtos de tabaco e com a grande força com que a indústria tabaqueira está a coloca-los no mercado; a terceira, com questões de igualdade do género, pois o crescimento do consumo de tabaco nas mulheres não é só um fenómeno português, acontece em muitos países”, revelou.
“Vamos tentar perceber como é que esses fenómenos estão a evoluir e como os países podem lutar contra os mesmos”, sublinhou.
Em Portugal, o consumo do tabaco é responsável por cerca de 11% das mortes, o que significa uma morte a cada 50 minutos.