- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
O Sporting de Braga vai regressar aos treinos no relvado na segunda-feira, conforme anunciou o clube, esta quinta-feira, no site oficial. Para já, após interrupção de quase um mês e meio devido à pandemia do novo coronavírus, os treinos serão individualizados.
Antes do regresso aos treinos, e depois um período de férias em confinamento social desde 6 de abril, o clube vai proceder, na sexta-feira, ao rastreio de todos os atletas e funcionários a envolver na logística de treino, de forma a validar a sua reintegração na retoma da atividade.
O resultado dos dois tipos de testes (com zaragatoa para testar infeção ativa e serológico para testar imunidade), a realizar por laboratório externo e certificado para o efeito, é "condição essencial para o regresso ao trabalho de cada jogador e de cada membro do staff", frisa o clube.
O Braga informa, ainda, que "todos os jogadores preencherão questionários regulares para avaliar sinais de infeção relativos aos próprios e aos elementos próximos ou coabitantes e serão sujeitos, diariamente, a medição da temperatura corporal à entrada na cidade desportiva".
Distanciamento social
A cidade desportiva do Sporting de Braga dispõe de dez balneários, contudo, nesta primeira fase, os treinos de campo serão individualizados. Estão definidos dois horários (9h30 e 11h15) e serão utilizados sete campos, dois deles para treino específico de guarda-redes e para trabalho muscular, sempre que necessário.
"A distância mínima de 10 metros entre jogadores/treinadores será sempre verificada, sendo que cada atleta terá a sua própria bola e o seu próprio material de treino. Para reposição hídrica, serão colocadas garrafas individuais em cada canto dos campos de treino", detalha o Braga.
A transição para "a fase de treinos de grupo com contacto" acontecerá após "deliberações legislativas e as indicações das autoridades sanitárias".
Todo o edifício da cidade desportiva será higienizado previamente, bem como os circuitos externos e as instalações de treino. Também serão respeitadas as normas de distanciamento social e o uso de material de proteção individual. Para tal, será impedida a utilização de elevadores e mantidos abertos todos os circuitos de passagem para evitar contacto com puxadores e interruptores, assim como colocados pontos de gel desinfetante em vários locais estratégicos.
O protocolo de retoma do Braga abrange jogadores, treinadores e staff necessário para as atividades da equipa, garantindo-lhes "totais condições de higiene e segurança em toda a cidade desportiva, que passa a ser a estrutura de trabalho da equipa principal e que no futuro próximo funcionará de forma exclusiva e dedicada para esta formação".
Só pessoal essencial
O Sporting de Braga vai manter o serviço de entrega de refeições no domicílio durante este período e continuará a prestar todo o auxílio logístico aos jogadores e respetivas famílias.
O clube minhoto refere, ainda, que a equipa principal de futebol é a sua única estrutura a regressar ao trabalho, nesta fase, e que recorrerá a um grupo de funcionários muito restrito para a logística dos treinos.
"O cumprimento do protocolo de retoma elimina o potencial de contágio nas instalações do clube, mas para a eficácia do mesmo é fundamental que fora do período de treino os atletas e os membros do staff cumpram o isolamento social", alerta o Braga.
Portugal regista 785 mortos associados à Covid-19 em 21.982 casos confirmados de infeção, segundo o boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde sobre a pandemia.