Depois de a Proteção Civil ter anunciado, ao final da manhã desta quarta-feira, que o incêndio de Caranguejeira está praticamente dominado, também o presidente da Câmara de Leiria diz estar otimista face à evolução do grande fogo.
À Renascença, Gonçalo Lopes disse que as chamas terão consumido cerca de 3 mil hectares de território no concelho. "Estima-se que o perímetro afetado ronde os três mil hectares, uma área significativa."
Pela hora do almoço, adiantou o autarca, o problema parecia estar concentrado quase exclusivamente em Colmeias.
"O incêndio que ontem teve início na Caranguejeira prolongou-se por seis freguesias do concelho de Leiria e está, neste momento, 90% dominado, estando focado sobretudo na freguesia das Colmeias. É perto de um quilómetro de frente, mas que está a ser perfeitamente controlado depois de uma noite que acalmou o evoluir do incêndio e que nos faz estar mais tranquilos."
Embora haja prejuízos no abastecimento de água, luz e comunicações, Gonçalo Lopes indica que os danos são sobretudo na floresta do concelho de Leiria.
"As consequências são sobretudo em área florestal, ambiental, tivemos ontem o fogo muito próximo de equipamentos e indústrias importantes do nosso concelho, sobretudo nestas freguesias que têm uma parte florestal mas que depois têm zonas industriais bastante significativas", que "felizmente" não foram atingidas pelo fogo.
Em relação aos lares de idosos que ontem tiveram de ser evacuados, o autarca esclarece que foram três e que todos os utentes poderão regressar mal estejam reunidas as condições necessárias.
Os idosos "ficaram a dormir no pavilhão dos Pousos" e "irão regressar aos lares quando for resposto o fornecimento de água e de eletricidade nessas infraestruturas, uma vez que o fogo veio prejudicar não só água e luz mas também comunicações em algumas destas localidades afetadas pelo incêndio".