Novo Banco. Fosun sai e negociações continuam com a Apollo
11-09-2015 - 12:42
Negócio deve ser adiado para depois das eleições. O Governo e o Banco de Portugal não querem uma "venda ao desbarato".
A chinesa Fosun abandonou as negociações para a compra do Novo Banco, na passada terça-feira, segundo a Sic Notícias. Avançam os norte-americanos da Apollo.
A imprensa desta manhã noticiava que o negócio deve ser adiado para depois das eleições. O Governo e o Banco de Portugal não querem uma "venda ao desbarato".
Em comunicado enviado à Renascença, o Banco de Portugal revela que iniciou a uma nova fase de negociações - a quarta - com potenciais compradores. "Oportunamente divulgará o resultado do processo negocial que está a desenvolver".
A 3 de Agosto do ano passado, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado 'banco mau' (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os activos e passivos tóxicos do BES, assim como os accionistas) e o banco de transição, que foi designado Novo Banco.
No início do mês, o Banco de Portugal anunciou que terminou sem acordo o período de negociação com o potencial comprador do Novo Banco, apontado pela imprensa como sendo a chinesa Anbang.
O supervisor iria negociar com o outro concorrente chinês, a Fosun, mantendo-se ainda uma terceira proposta válida, a dos norte-americanos da Apollo.