O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, diz que Portugal tem o compromisso no controlo das emissões de gases de efeito de estufa.
Por isso, o Governo decidiu colocar travão à exploração de petróleo no Algarve como forma de diminuir o consumo de combustíveis fósseis.
“O nosso cenário zero é acabar com a utilização do carvão como fonte de energia primária e reduzir dramaticamente aquilo que é a utilização dos combustíveis fósseis na produção de qualquer tipo de energia, nomeadamente a que está ligada à nossa mobilidade, isto é, na utilização do petróleo e seus derivados nos motores de combustão dos automóveis e dos transportes colectivos até 2050”, disse.
João Pedro Matos Fernandes no final da apresentação da estratégia nacional para a educação ambiental de 2017-2020, que define compromissos para aumentar a sustentabilidade ambiental.
O Governo vai rescindir os contratos para prospecção e exploração de petróleo no Algarve com a empresa Portfuel, de Sousa Cintra, e com o consórcio que reúne Repsol e Partex.