O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê temperaturas que ultrapassam os 20 graus em todo país, ao longo desta semana, continuando a situação de seca severa.
Alguns distrintos podem mesmo registar temperaturas de 25 e 26 graus. É o caso de Setúbal, Santarém e Leiria.
À Renascença, a meteorologista Maria João Frada considera que se tratam de "dias de Primavera bem avançada" e que, até dia 23 de fevereiro, "vamos ter temperaturas bem acima da média".
"A manter-se o cenário, até ao fim do mês, sem precipitação, vai fazer com que a seca tenha consequência a agravar-se", explica.
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, garantiu, nesta segunda-feira, ter observado, por parte da Comissão Europeia, uma "abertura grande" para avançar com "medidas imediatas" de apoio "para fazer face às necessidades" dos agricultores portugueses, devido à seca.
"Recebemos, por parte do comissário, uma abertura grande para poder fazer face a medidas imediatas que ajudem os agricultores da Península Ibérica a ter respostas imediatas a esta contingência", declarou a responsável pela tutela.
Mais de 90% do território estava, a 15 de fevereiro, em seca severa ou extrema, segundo o IMPA, que indica um novo agravamento da situação de seca meteorológica no país.
O último boletim de seca indica valores de percentagem de água no solo inferiores ao normal em todo o território, com as regiões Nordeste e Sul a atingirem valores inferiores a 20%, com "muitos locais a atingirem o ponto de emurchecimento permanente".
[Atualizado às 18h07]