Na semana passada foram instalados os primeiros 14 radares que detetam a velocidade media dos automobilistas ns estradas portuguesas. Faltam ainda seis do total de 20 previstos pela Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária (ANSR).
Não se sabe ainda quando vão estar a funcionar, mas vão estar devidamente identificados com o sinal de trânsito “H42 - velocidade média”.
Os testes estão a decorrer nas regiões do Porto (A3), Coimbra (A1 e EN109), Santarém (A1), Setúbal (EN10, EN378, EN4 e IC1), Évora (A6 e IP2) e Beja (IC1).
Em declarações ao Público, fonte oficial da ANSR “com estes novos radares, o SINCRO vai também proceder à fiscalização da velocidade praticada pelos condutores através da medida da velocidade média do veículo entre dois pontos predefinidos na estrada”.
“As características encontradas em alguns dos locais seleccionados, nomeadamente o elevado nível de sinistralidade ao longo de troços e não apenas em pontos específicos, recomendam a utilização de equipamentos de controlo da velocidade média em vez dos tradicionais equipamentos de velocidade instantânea”, acrescentou a mesma fonte a mesma fonte.