Nuno Gomes repudia ataque ao autocarro do Benfica. "Criminosos têm de ser condenados"
09-06-2020 - 10:45
 • Sílvio Vieira com Reuters

O antigo internacional português comenta, numa entrevista à Omnisport, a possibilidade de Lisboa receber a final da Liga dos Campeões. "É bom para o futebol que se terminem as competições", defende.

Nuno Gomes espera que a polícia consiga identificar e condenar os autores do ataque ao autocarro do Benfica, que aconteceu na noite de quinta-feira, após o empate com o Tondela. O antigo futebolista e ex-dirigente do clube sublinha, em entrevista à Omnisport, que "no futebol e na sociedade não há espaço para estas situações".

"Isto não é futebol, é um crime. É um assunto para a polícia investigar e encontrar as pessoas que fizeram aquilo e apresentá-las à Justiça. Se os adeptos estão zangados por um mau resultado da sua equipa, que não devia ter acontecido, não podem decidir atirar rochas para um autocarro e colocar outras pessoas em perigo. Infelizmente, não é a primeira vez que vemos este tipo de situações. Isto não é futebol. São criminosos que precisam de ser condenados pelos seus atos", defende.

O autocarro do Benfica, onde viajava a equipa após o empate com o Tondela, na quinta-feira, foi apedrejado perto do centro de estágios do Seixal. Weigl e Zivkovic sofreram ferimentos ligeiros e foram levados ao hospital.

A polícia ainda não identificou os culpados, mas, de acordo com a imprensa, há suspeitas de que sejam elementos da claque No Name Boys.

Lisboa preparada para receber a Champions

Nesta entrevista à Omnisport, Nuno Gomes comentou, ainda, com agrado a possibilidade de Lisboa receber a final da Liga dos Campeões.

A decisão estava marcada para Istambul, mas a organização turca já deixou entender à UEFA que não está disponível, devido a questões financeiras, para receber o jogo, num cenário de porta fechada, motivado pela pandemia de Covid-19.

O antigo internacional português considera que a melhor solução passa por "concentrar os jogos numa cidade", em vez de ter todas as equipas a viajar pela Europa" e Lisboa "é uma boa opção".


A UEFA vai anunciar, a 16 de junho, a cidade em que se vão decidir Liga dos Campeões e Liga Europa, bem como se mantém, ou altera, o formato da competição. Em cima da mesa está o cenário de uma decisão das competições numa final a oito, com quartos de final e meias-finais jogadas a uma só mão, numa só cidade.

Independentemente do formato, Nuno Gomes pensa que "é positivo para o futebol encontrar uma solução para terminar as competições".

A Liga dos Campeões foi interrompida nos oitavos de final e há já quatro equipas qualificadas para a próxima fase: PSG, Atlético de Madrid, Atalanta e Leipzig. Falta realizar a 2.ª mão de quatro emparelhamentos:

Bayern Munique-Chelsea (3-0)

Barcelona-Nápoles (1-1)

Juventus-Lyon (0-1)

Manchester City-Real Madrid (2-1)

Na Liga Europa há dois confrontos que ainda não se iniciaram: Sevilha-Roma e Inter-Getafe. Os restantes desafios têm a 2.ª mão por realizar:

Copenhaga-Basaksehir (0-1)

Basileia-Eintracht Frankfurt (3-0)

Manchester United-LASK Linz (5-0)

Wolverhampton-Olympiacos (1-1)

Bayer Leverkusen-Rangers (3-1)

Shakhtar Donetsk-Wolfsburgo (2-1)