A Polícia Judiciária (PJ) deteve quatro pessoas por possível prática de crimes de corrupção ativa no desporto, a propósito das buscas nas instalações da SAD do Sporting, com mandados de detenção, no âmbito da investigação a alegada corrupção no andebol e no futebol do clube. André Geraldes será um dos quatro detidos, segundo a CMTV.
"A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, e no âmbito de inquérito dirigido pelo Ministério Público – DIAP do Porto, deteve quatro pessoas pela presumível prática dos crimes de corrupção ativa no desporto", informa a PJ, em comunicado. A operação envolveu 40 elementos da PJ e incluiu cerca de dez buscas domiciliárias e no clube.
Além do "team manager" do Sporting, a PJ terá detido Gonçalo Rodrigues, funcionário do gabinete de apoio ao atleta do clube, e Paulo Silva e João Gonçalves, ambos empresários, conforme a CMTV.
A PJ acrescenta que os detidos serão presentes às competentes autoridades judiciárias para interrogatório e aplicação das medidas de coação que se considere necessárias.
De acordo com o "Correio da Manhã", a PJ terá alargado o âmbito da investigação ao alegado esquema de suborno a árbitros no andebol e um dos encontros sob suspeita, no futebol, é o Vitória de Guimarães-Sporting, da terceira jornada da I Liga, que terminou com goleada dos leões, por 0-5. A PJ estará a tentar determinar se houve alguma tentativa de corrupção, por parte dos dirigentes leoninos.
[notícia atualizada às 12h29]