Foram 29, de um total de 80 camiões de ajuda humanitária, que entraram, esta terça-feira, em Gaza, através de Rafah, diz Ariel Olsen, correspondente do I24 News no Médio Oriente, na plataforma X. A entrada só foi permitida após a inspeção dos camiões, que levaram água, alimentos e medicamentos.
É o maior número de camiões a conseguirem entrar em Gaza desde o início da guerra e acontece após Joe Biden, presidente dos EUA, ter falado com Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel.
Este foi o primeiro telefonema entre os dois após ter começado a expansão da ofensiva terrestre por parte de Israel, refere o I24 News. Biden referiu que os EUA "estão confiantes" de que passem a entrar cerca de 100 camiões com ajuda humanitária, a partir da fronteira com Rafah.
De acordo com o I24 News, o Crescente Vermelho Palestiniano informou, nesta segunda-feira, que 144 camiões chegaram a Gaza desde o início do conflito.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 1,6 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária no enclave palestiniano.