As vacinas para crianças entre os 5 e os 11 anos deverão estar disponíveis na primeira quinzena de novembro, anunciou o especialista norte-americano em doenças infecciosas Anthony Fauci.
“Se tudo correr bem, e conseguirmos a aprovação regulatória e a recomendação do CDC, é inteiramente possível, se não muito provável, que as vacinas estejam disponíveis para crianças de 5 a 11 na primeira ou duas semanas de novembro”, disse Fauci numa entrevista ao programa da ABC “This Week”, emitida no domingo.
Durante o programa, o conselheiro da Casa Branca revelou um cronograma, segundo o qual muitas crianças poderão estar totalmente vacinadas antes do final do ano.
Comité da FDA pronuncia-se amanhã
O regulador norte-americano Food and Drug Administration (FDA) está nesta altura a analisar o pedido de autorização da Pfizer/BioNTech para a vacina de duas doses para crianças mais novas. O painel de consultores externos deverá pronunciar-se na terça-feira, dia 26.
Por norma, a FDA segue o conselho deste painel, ainda que não seja obrigada a fazê-lo.
Os consultores dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) avaliarão depois as recomendações, numa reunião marcada para os dias 2 e 3 de novembro, e a decisão final deste órgão poderá surgir pouco depois.
“Depois de a FDA rever toda a ciência e conduzir a ação regulatória, o CDC irá reunir-se e, se tudo correr bem, agiremos rapidamente”, afirmou a diretora do CDC, Rochelle Walensky, na Fox News, no domingo.
“Sabemos quantos pais estão interessados em vacinar os filhos entre 5 e 11 anos e pretendemos agir o mais rápido possível”, acrescentou.
Os Estados Unidos têm cerca de 28 milhões crianças elegíveis para receber a nova vacina da Pfizer/BioNTech. O consórcio lançou também a vacina para jovens entre os 12 e os 17 anos, estando ainda a ser estudadas as inoculações para menores de 5 anos.