O primeiro-ministro português, António Costa, deu este sábado os parabéns ao Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden.
“Parabéns ao Presidente eleito @JoeBiden. Espero que em breve possamos trabalhar no reforço das relações transatlânticas e na gestão de assuntos globais, como as alterações climáticas, a defesa da democracia e a segurança internacional”, escreveu António Costa na rede social Twitter.
O candidato democrata às eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden conquistou os 20 votos da Pensilvânia no Colégio Eleitoral, ultrapassando os 270 votos necessários aceder à Casa Branca e tornar-se o 46.º Presidente dos EUA.
Com 99% dos votos contados na Pensilvânia, Biden obteve 3.345.906 votos (49,7%), enquanto o Presidente Donald Trump obteve 3.311.448 (49,2%).
Biden também obteve a maioria nos estados do Arizona, Wisconsin e Michigan, virando a seu favor estados que o Presidente e candidato republicano, Donald Trump, ganhara em 2016.
O estado da Pensilvânia é o estado natal de Joe Biden, 77 anos.
A vitória de Biden surge ao fim de mais de três dias de incerteza, durante os quais as autoridades procederam à contagem de um recorde de votos enviados por correio devido à pandemia de covid-19.
Trump é o primeiro Presidente em funções a perder a reeleição desde George H.W. Bush em 1992.
O presidente do PSD, Rui Rio, também já felicitou Joe Biden pela sua anunciada eleição como Presidente dos Estados Unidos da América, dizendo que foi “uma vitória muito importante para o mundo”.
Rui Rio felicitou o candidato democrata com uma publicação em inglês na sua conta oficial no Twitter, acompanhada por imagens das bandeiras de Portugal e dos Estados Unidos.
“Parabéns, sr. Presidente. Uma vitória muito importante para o mundo”, destaca Rio, que partilha igualmente a publicação no Twitter em que Biden assume a vitória.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, considera “uma boa notícia” que nas eleições norte-americanas tenha havido uma derrota do ódio e do candidato republicano Donald Trump, segundo as projeções.
“Trump perdeu as eleições. Numas eleições muito participadas, com inúmeros riscos, o ódio não ganhou. E isso é uma boa notícia”, escreveu Catarina Martins, numa publicação na sua conta oficial da rede social Twitter.
A comissária europeia portuguesa, Elisa Ferreira, reagiu ao anúncio da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas afirmando “sentir-se bem” e disse esperar que o democrata reconstrua as relações de Washington e Bruxelas.
“A divisão social nos Estados Unidos é preocupante e as coisas não voltarão ao que eram. Temos de continuar a reforçar a UE e a reconstruir as relações da UE e dos Estados Unidos com base em valores e em realidades do século XXI”, escreveu a responsável pela pasta da Coesão e Reformas numa publicação na rede social Twitter.