O PAN vai solicitar na Assembleia da República a suspensão imediata das largadas de touros, depois da morte de um jovem, de 16 anos, após ter sido colhido por um touro durante a Feira Regional de Maio, em Setúbal.
Em comunicado no Facebook, o partido Pessoas-Animais-Natureza lamenta "que pessoas e animais continuem a ser vítimas da violência da tauromaquia" e revela que vai lutar por consequências.
"O PAN lamenta a morte deste jovem e vai apresentar uma iniciativa na Assembleia da República solicitando a suspensão imediata das largadas de touros e que sejam apuradas responsabilidades por esta morte", lê-se.
O PAN recorda, ainda, que o Comité dos Direitos da Criança da ONU "já tinha advertido o Estado Português a proteger as crianças e jovens da violência das largadas de touros em 2019".
A Câmara da Moita, distrito de Setúbal, lamentou, no sábado, a morte do jovem, acrescentando estar a acompanhar as "averiguações".
A autarquia "está a acompanhar as averiguações às causas deste incidente, em estreita colaboração com as autoridades competentes".
Fonte da GNR explicou à Lusa que o jovem foi colhido mortalmente cerca das 2h00 de sábado, durante as tradicionais largadas de touros, inseridas na Feira Regional de Maio, que decorre entre 19 e 22 de maio, naquela vila do distrito de Setúbal.