A depressão Babet está a provocar estragos em todo o país, esta terça-feira, com quedas de árvores e inundações, sobretudo na região de Lisboa.
Já à agência Lusa, fonte da Proteção Civil confirmou que a baixa de Faro foi a zona mais afetada no Algarve, com 19 ocorrências.
"Recebemos alertas sobre o alagamento de algumas ruas na baixa da cidade [de Faro] que condicionaram o trânsito automóvel e de peões, mas sem registo de danos materiais significativos", especificou a mesma fonte.
A fonte adiantou que, "por volta das 09h00, a chuva parou, a água foi escoada pelos sistemas pluviais e a situação normalizou-se".
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Faro sob aviso amarelo, até quinta-feira, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoadas e ventos com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros/hora nas terras altas.
Por outro lado, o distrito encontra-se sob aviso laranja, devido à agitação marítima, onde estão previstas ondas do quadrante oeste com 05 a 05,5 metros, podendo atingir a altura máxima de 10 metros.
[notícia atualizada às 13h26 de 17 de outubro de 2023]