À segunda (final de um campeonato da Europa de futebol) foi de vez. Portugal venceu este domingo o Euro 2016 com uma vitória por um golo – de Éder – frente à França. Nunca a selecção principal tinha conquistado um troféu tão importante.
A vitória no futebol selou um domingo desportivo extraordinário para Portugal. De manhã, o atletismo mostrou o caminho. Sara Moreira conquistou a medalha de ouro na meia maratona do campeonato europeu de atletismo, em Amesterdão, Holanda, com o tempo de 1'10.19.
Mas a campeã esteve bem acompanhada no pódio pela sua compatriota Jéssica Augusto, que ficou em terceiro lugar, com mais 36 segundos do que a vencedora. Na prova masculina o português mais bem classificado foi Rui Pinto, que ficou em 35.º lugar.
Horas depois, Rui Costa alcançou o segundo lugar na nona etapa da Volta a França, ficando a uns escassos 38 segundos do holandês Tom Dumoulin. No trajecto que ligou Vielha Val d’Aran e Andorra Arcalisla (184,5 quilómetros pelas montanhas dos Pirenéus), Rui Costa integrou a fuga do dia. O segundo lugar da prova permitiu ao português da Lampre-Merida dar um salto de 24 posições na classificação geral (ocupa o 48.º lugar).
Antes da final do Euro 2016, ainda haveria mais notícias positivas para o desporto português. Patrícia Mamona conquistou a medalha de ouro em triplo salto nos Europeus de Amesterdão. Com 14.58 metros, Patrícia Mamona bateu também o recorde nacional.
A tarde desportiva não ficaria completa sem que Tsanko Arnaudov garantisse, este domingo, a medalha de bronze no lançamento do peso, nos Europeus de Atletismo.