Dois jovens querem ajudar os proprietários em Vila Cova, Barcelos, na gestão, limpeza e preservação dos seus terrenos. Como? Deixar a limpeza da floresta por conta das cabras. O projecto chama-se “Quintal Holístico” e juntou o engenheiro florestal Fábio Jácome e o veterinário Filipe Gandra.
A opção por estes animais está relacionada com o seu comportamento alimentar.
“Há algum receio por parte das pessoas que os animais destruam as plantas todas. Mas, se formos fazendo um controlo - adequar o número de animais e tempo, que passam em determinada parcela em função da vegetação – conseguimos que não destruam as plantas, mas que se alimentem e reduzam o material combustível”, explica Filipe Gandra.
Mas à limpeza da floresta e à prevenção de incêndios, o projecto propõe, ainda, a gestão. Uma espécie de empresa de condomínio, não de prédios, mas de terrenos.
“Vemos que há terrenos que não estão a ser geridos neste momento. Até há quem não saiba onde”, conta o veterinário.
A proposta do projecto é fazer a gestão e a limpeza dos terrenos sempre em parceria com os proprietários. Mas também as autarquias são os potenciais “clientes” do projecto que vai dar primeiros passos em Vila Cova, Barcelos, mal a campanha de "crowdfunding" (financiamento colectivo) termine e estejam garantidos os seis mil euros.
A Guarda Nacional Republicana registou, desde o início deste ano,
10.415 ocorrências de incêndio e deteve 70 pessoas.