Portugal vai doar até 15% do stock de vacinas contra a mpox a África, avançou esta quinta-feira o Ministério da Saúde. A doação deverá ser de entre 1.500 a 2.250 doses de vacinas.
O Ministério da Saúde anunciou a doação de 10% a 15% do stock nacional de vacinas contra mpox. Em comunicado, o Governo esclareceu que "a cedência das vacinas ficará naturalmente dependente de uma articulação ao nível da União Europeia".
De acordo com o jornal "Público", Portugal tem 15 mil doses de vacinas contra mpox na reserva nacional, o que coloca a doação portuguesa de vacinas entre as 1.500 e as 2.250 doses de vacina.
A mpox foi declarada uma emergência de saúde pública global pela Organização Mundial de Saúde a 14 de agosto. Mais de 600 pessoas morreram por infeção com esta doença infeciosa desde janeiro em 13 países africanos.
A comissária europeia para a Saúde, Stella Kyriakides, pediu, na passada sexta-feira, que os países da União Europeia disponibilizem vacinas e medicamentos para África devido ao surto da nova variante de mpox.
A mpox é uma doença infecciosa que pode causar glândulas inchadas e erupções cutâneas dolorosas, ou que provocam comichão, incluindo borbulhas ou bolhas. A nova variante, clade 1b, tem maior capacidade de propagação e uma mortalidade elevada que a variante clade 2, que causou, em 2022, um violento surto em África e centenas de casos na Europa, América do Norte e outras regiões.
[notícia atualizada às 18h50]