A Alemanha aprovou o envio de tanques Leopard 2 para a Ucrânia e está disposta a autorizar a transferência para aquele país de, pelo menos, uma companhia do modelo Leopard 2A6, avançou nesta quarta-feira o semanário alemão Der Spiegel.
“Após meses de debate, o chanceler Olaf Scholz decidiu entregar tanques de guerra à Ucrânia. Os aliados também parecem querer alinhar. Os tanques Abrams podem vir dos EUA”, lê-se na edição online do jornal alemão.
A agência EFE, citando o Der Spiegel e o canal de televisão NTV, acrescenta que o exército alemão disponibilizará tanques do modelo Leopard 2A6 e que o Governo de Scholz autoriza os outros países a reexportarem unidades dos Leopard 2 comprados à Alemanha.
A pressão sobre a Alemanha para autorizar a reexportação de tanques Leopard 2 de fabrico alemão aumentou nas últimas semanas e, nesta quarta-feira, confrontada com um pedido formal apresentado pela Polónia, Berlim abriu caminho para isso acontecer.
Numa conferência de imprensa em Berlim com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, também hoje, o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius tinha já encorajado os países que pretendem fornecer tanques Leopard à Ucrânia a iniciar o treino dos militares ucranianos que os venham a operar.